quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

- Issao Imamura -


Issao Imamura é um mágico ilusionista brasileiro . Nascido em São Paulo, Brasil, neto de imigrantes japoneses, Issao Imamura é considerado um dos Sete Maiores Ilusionistas do Mundo, (reconhecido em numerosas matérias jornalísticas sobre o Festival Internacional de Artistas Mágicos e Ilusionistas do primeiro mundo, ocorrido em 1996, onde Issao tornou-se o primeiro brasileiro da história a fazer parte desse seleto grupo). É o melhor do Brasil e sem dúvida, um dos mais respeitados profissionais da América Latina, não só como o melhor ilusionista, mas também como empresário fundador da maior estrutura empresarial de ilusionismo do Brasil, e uma das maiores do mundo: a ISSAO IMAMURA CORPORATION. Dentre os legados deixados por esta inovadora empresa, estão os “MAGOS DE PRETO”, o primeiro grupo de mágicos criado pelo próprio Issao Imamura, capaz de se multiplicar para atender as necessidades do mercado corporativo, show business e dos projetos sociais. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil, Issao como ousado empreendedor e visionário, não hesitou em abandonar a tradicional carreira jurídica para investir sua vida numa área totalmente nova e inexplorada no Brasil: a sofisticada arte do Ilusionismo. Este empreendedorismo e ampla visão levaram o ilusionista a receber diversos prêmios, como o “International Quality Service”, por três anos consecutivos (2002, 2003 e 2004) e o “Special Prize“ na última Olimpíada Internacional de Magia (Magic Olympics in Japan), realizada em Tókio, Japão, em 1988. Mas não só os prêmios coroam a carreira do Ilusionista Issao Imamura. Além de incontáveis participações em programas de televisão, é constantemente requisitado para realizar consultorias de efeitos especiais ilusionistas em grandes produções de televisão, teatro, cinema, shows musicais e espetáculos populares como o Carnaval. No ano de 2003, em plena Sapucaí, Issao fez Moisés (interpretado pelo dançarino Carlinhos de Jesus) levitar na Avenida, aos olhos de milhões de pessoas, durante o desfile da mais tradicional escola de samba do país. Essa realização inédita mereceu manchetes nos principais jornais e revistas do Brasil. Além do reconhecimento pela imprensa especializada, é também o primeiro nome na realização de grandes eventos corporativos na América Latina. Em 2006 esteve com sua equipe (e quase meia tonelada de equipamentos) em Bariloche, onde foi a principal atração do 11º. Meeting Internacional, anualmente realizado pelo empresário João Dória Jr., e atingiu o maior contingente de público dentre todos os shows que o evento tem em seu histórico. Em sua platéia contou com a presença dos principais empresários do Brasil e ilustres autoridades do Mercosul, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o Ministro Luis Furlan.
Porém, o grande segredo de Issao não está nos atos, equipamentos ou projetos, e sim na sua filosofia de vida, que baseada na sustentabilidade, está presente em todos os projetos que o Ilusionista aceita fazer, por este motivo seu slogan é: ISSAO IMAMURA, A MAGIA SUSTENTÁVEL! Por este motivo, é o mais requisitado profissional para criar espetáculos que, além de entreterem com sofisticação, conduzem as pessoas a refletirem sobre como transformar o universo ao seu redor. Uma visão única e nobre da arte e da vida mostra que “mágicas não existem”, que o poder da transformação está nas mãos de cada um de nós e todos somos responsáveis por realizarmos nossas próprias “mágicas”. E na tarefa de dirigir, produzir e atuar em complexas produções ilusionistas, são 14 anos ininterruptos dedicados a Issao Imamura Corporation, transformando-o num dos raros especialistas na Arte do Ilusionismo. Issao Imamura como estudioso na arte da mágica e do ilusionismo foi o primeiro artista do mundo a diferenciar a mágica do ilusionismo, sendo o programa Fantástico da Rede Globo, em matéria realizada pela repórter Glória Maria, a divulgar essa diferença. Nessa matéria Issao mostrou pela primeira vez na História a levitação da repórter no terraço do edifício do Conjunto Nacional, em São Paulo, no ano de 1993. No Brasil realizou as maiores superproduções de Ilusionismo até então nunca registradas na história do país: Materializações de gigantes caminhões, helicópteros, levitações e desmaterializações de automóveis (em 1998, na inauguração da casa de espetáculos Via Funchal) e transformações de imagens virtuais em pessoas reais (1994). No ano de 2005 Issao convidou novamente Glória Maria para participar de outra experiência de ilusionismo fantástica em pleno centro da cidade de São Paulo, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo. Mais uma vez o programa Fantástico registrou cada detalhe dessa super produção – A Vida Por Um Fio – onde Glória e Issao teriam apenas quarenta segundos para escapar de um contêiner suspenso a trinta metros do solo, o equivalente a um prédio de dez andares. Policiais militares e autoridades do trânsito colaboraram para manter o público a uma distância segura dessa demonstração. Nos meses de Março e Abril de 2007 foi o anfitrião do 1° INTERNATIONAL MAGIC FESTIVAL (casa de espetáculo Canecão no Rio de Janeiro e Tom Brasil em SP), que ocorreu no Brasil. O evento reuniu os 07 maiores mágicos e ilusionistas do mundo em turnê; num acontecimento jamais visto antes no país, com recorde de público em todas a capitais por onde se apresentaram. Para a segunda edição Issao indicou e convidou os artistas e colegas internacionais de profissão, mas devido a sua agenda, não pode estar presente nas apresentações. Em dezembro o ilusionista Issao Imamura acompanhado de uma equipe de quinze pessoas, apresentou o espetáculo “Transformando Realidade, Transformando Pessoas”, na celebração dos vinte e três anos da empresa Odebrecht em Angola. Também em 2007, foi convidado para estar nos EXTRAS do DVD do filme de sucesso mundial - O Ilusionista, estrelado pelo ator norte americano Edward Norton; fazendo comentários inéditos sob o ponto de vista ilusionista e sobre a inteligência estratégica por trás da magia. Suas apresentações possuem conceitos maduros e adultos, e sua linguagem é acessível tanto para o público mais sofisticado quanto para o mais popular. Seus espetáculos não privilegiam apenas o visual, mas principalmente o conceito, que comove e emociona.

Um comentário: